Electric Helicopter Flies Record 30 NM

By Mary Grady , Contributing editor AVweb

A Tier 1 realizou o primeiro teste no dia 13/9, conseguindo manter um pairado bem sucedido e o segundo teste no dia 14/09, taxiando pelo local. No dia 21/09 realizou o teste mais completo até então, um voo de cruzeiro a 400 pés de altitude com uma velocidade máxima de 80 nós durante cinco minutos.

O helicóptero utilizado nos testes era Robinson R44 modificado e pilotado pelo Comandante Ric Webb.

Todos os voos foram realizados em Los Alamitos Army Airfield sob um certificado de aeronavegabilidade especial na categoria experimental emitido pelo FAA. A Tier 1 Engineering realizou o projeto através de um contrato com a Lung Biotechnology PBC para produzir um Electrically-Powered Semi-Autonomous Rotorcraft for Organ Delivery (EPSAROD).

Sistema de baterias de alta tensão sendo preparado para a instalação.

“Estou muito satisfeito por conseguir este avanço histórico na aviação”, disse Glen Dromgoole, presidente do Tier 1 Engineering. “Nunca antes um helicóptero tripulado convencional havia realizado uma decolagem vertical, cruzeiro e pouso exclusivamente com energia da bateria, e estamos entusiasmados em ter atingido 400 pés de altitude e 80 nós durante o nosso primeiro voo de teste completo.
”A equipe de engenharia projetou e montou todos os sub-sistemas do helicóptero, que incluíram 1100 libras de baterias Brammo de polímero de lítio, motores elétricos individuais e um sistema de controle de sistemas de movimentação Rinehart. O histórico voo de cinco minutos em 21 de setembro utilizou aproximadamente 20% da energia da bateria.

CEO (LR) United Therapeutics Martine Rothblatt, OC Helicopters Pilot Ric Webb, o Presidente da Tier 1 Glen Dromgoole, Vice-Presidente Executivo United Therapeutics Paul Mahon antes de um teste de voo em Los Alamitos Army Airfield.

Assista o vídeo do teste realizado com o R44 movido a baterias de polímero de lítio